O que é o Plano de Controle Ambiental (PCA)?

Originalmente previsto na Resolução CONAMA nº 09/90, o Plano de Controle Ambiental (PCA) deve contemplar os projetos executivos de minimização de impactos ambientais avaliados na fase prévia.

Na fase de Licença de Instalação, tem foco de propor as medidas mitigadoras e de controle ambiental que o empreendedor deverá adotar para mitigar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos decorrentes da instalação ou operação do empreendimento ou atividade. Define assim quais ações devem ser executadas para que a obra e a operação causem menor impacto possível ao meio ambiente.

Quem precisa de PCA?

Em geral na fase de Licença de Instalação, de empreendimentos ou atividades potencialmente poluidores ou degradadores do meio ambiente.

Por exemplo, costuma-se exigir PCA de indústrias, sistemas de tratamento de água e esgoto, empresas de pequeno e médio corte, comercialização de resíduos, extração mineral, entre outros tipos de atividades produtivas potencialmente poluidoras.

Como a Royale Engenharia pode ajudar?

A Royale Engenharia contabiliza em seu portfólio enúmeros PCAs elaborados e aprovados pelos órgãos ambientais competentes.

Com equipe multidisciplinar capacitada para a avaliação ambiental de seu empreendimento, a Royale Engenharia equaciona e minimiza possíveis sociais e ambientais, de forma a identificar as melhores soluções para seu negócio.

Como a Royale Engenharia pode ajudar?

A Royale Engenharia possui equipe especializada e multidisciplinar capaz de avaliar indícios de passivo ambiental e gerenciar todas as providencias relativas a coletas e análises laboratoriais, que são serviços prestados por terceiros especializados, parceiros da Royale Engenharia.

Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite já um orçamento!