Laudo de SPDA ou Para raio

Laudo de SPDA ou Para raio (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas) tem como objetivo garantir que o sistema de proteção contra descarga atmosférica esteja funcionando em conformidade com a norma NBR 5419 da ABNT com objetivo de garantir a segurança das pessoas e de sua propriedade.

As inspeções de SPDA devem:

  • Inspecionar, testar e melhorar os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e cumprimento de normas regulatórias e as melhores práticas. 

Será abordado os seguintes temas nesse artigo: 

  • Conceitos básicos sobre laudo técnico
  • Nova NBR 5419
  • Quem pode assinar laudo de spda
  • Validade do laudo de SPDA ou para raio
  • O que deve conter nesse laudo de SPDA
  • Quanto custa um laudo de spda
  • Conceitos básicos sobre laudo técnico

Laudo técnico de SPDA é um documento que descreve o resultados da investigação técnica ou o estado de um problema de inspeção técnica.Ele também inclui recomendações e conclusões da inspeção.

O Laudo técnico de SPDA é um documento obrigatório em construções que possuem SPDA ou popularmente conhecido como para raio.

Nova NBR 5419 

A ABNT NBR 5419, sob o título geral “Proteção contra descargas atmosféricas”, tem previsão de conter as seguintes partes:

— Parte 1: Princípios gerais; Esta Parte da ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para a determinação de proteção contra descargas atmosféricas.

— Parte 2: Gerenciamento de risco; Esta Parte da ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra.

Gerenciamento de risco de SPDA

— Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigos à vida.Esta Parte da ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para proteção de uma estrutura contra danosfísicos por meio de um SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – e para proteção de seres vivos contra lesões causadas pelas tensões de toque e passo nas vizinhanças de um SPDA.

Esta Norma é aplicável a:

  1. a) projeto, instalação, inspeção e manutenção de um SPDA para estruturas sem limitação de altura;
  2. b) estabelecimento de medidas para proteção contra lesões a seres vivos causadas pelas tensões de passo e toque provenientes das descargas atmosféricas.

— Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura

Esta Parte da ABNT NBR 5419 fornece informações para o projeto, instalação, inspeção, manutenção  e ensaio de sistemas de proteção elétricos e eletrônicos (Medidas de Proteção contra Surtos ─ MPS) para reduzir o risco de danos permanentes internos à estrutura devido aos impulsos eletromagnéticos  de descargas atmosféricas (LEMP).

Esta Parte da ABNT NBR 5419 não cobre a proteção total contra interferências eletromagnéticas devido às descargas atmosféricas, que podem causar mau funcionamento de sistemas internos.

 A norma sofreu uma significativa alteração, tendo hoje 380 páginas e engloba a parte de DPS

As medidas de proteções consideradas na ABNT NBR 5419 são comprovadamente eficazes na  redução dos riscos associados às descargas atmosféricas.

Todas as medidas de proteção contra descargas atmosféricas formam a proteção completa contra descargas atmosféricas. Por razões práticas, os critérios para projeto, instalação e manutenção das medidas de proteção são considerados em dois grupos separados:

— o primeiro grupo se refere às medidas de proteção para reduzir danos físicos e riscos à vida dentro de uma estrutura e está contido na ABNT NBR 5419-3;

— o segundo grupo se refere às medidas de proteção para reduzir falhas de sistemas elétricos e eletrônicos em uma estrutura e está contido no ABNT NBR 5419-4.

Fonte: NBR 5419/ 22.06.2015

Quem pode assinar laudo de spda

Conforme DECISÃO NORMATIVA Nº 070, DE 26 DE OUTUBRO DE 2001

Art. 1º As atividades de projeto, instalação e manutenção, vistoria, laudo, perícia e parecer referentes a Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas-SPDA, deverão ser executadas por pessoas físicas ou jurídicas devidamente registradas no CREA.

– engenheiro eletricista;

– engenheiro de computação;

– engenheiro mecânico–eletricista;

– engenheiro de produção, modalidade eletricista;

– engenheiros de operação, modalidade eletricista

– engenheiro civil

Todo contrato que envolva qualquer atividade constante do art. 1º deverá ser objeto de Anotação de Responsabilidade Técnica-ART.

Deverá ser registrada uma ART para cada tipo de pára–raios projetado e/ou fabricado.

Quando as ARTs relativas às atividades de instalação elétrica/telefônica exigirem a instalação de SPDA, esta deverá estar explícita na respectiva ART.

Fonte: http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=624 

Quando deve ser feito Inspeções e Validade do laudo de SPDA ou para raio

As inspeções ocorrem quando:

Durante a construção do sistema, e após a conclusão do SPDA 

Quando o sistema for alterado ou sofreu um reparo ou uma descarga atmosférica 

Deve ser feito inspeções visuais semestrais, com objetivo de verificar pontos que sofreram desgaste. 

Por um profissional habilitando emitindo laudo e ART nas seguintes situações descritas abaixo:

 — um ano, para estruturas contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à corrosão  atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.), ou ainda estruturas pertencentes a fornecedores de serviços considerados essenciais (energia, água, sinais etc.);

 — três anos, para as demais estruturas. 

O que deve conter no laudo do SPDA ou Para Raio:

Parecer sobre:

Deterioração e corrosão dos captores, condutores de descida e conexões;

Condição das equipotencializações;

Corrosão dos eletrodos de aterramento;

Verificação da integridade física dos condutores do eletrodo de aterramento para os subsistemas de aterramento não naturais.

Fazer as medição Ohmica e de continuidade

Registros fotográficos

ART.

Apresentar as não conformidades conforme NBR 5419 (ex: não possui Projeto de spda) 

Quanto custa um laudo de spda?

Depende do numero de pontos que serão inspecionados,mas caso necessite de uma laudo de SPDA, basta fazer uma cotação com a Royale Engenharia.

Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite já um orçamento!